Mercado Livre de Energia: Tudo que você precisa saber, para economia de luz na sua empresa.
Agente ECOM - Cristina Tessarini
WhatsApp (19)9 9951-5127
No dia 1º de janeiro, começaram a valer as novas regras do mercado livre de energia que autorizam pequenas e médias empresas a contratar o serviço de eletricidade sob demanda e possibilitam economia de até 35% na conta de luz. Com a mudança, viabilizada pela Portaria 50/2022, do Ministério de Minas e Energia, todos os clientes atendidos em alta tensão (integrantes do Grupo A de consumo) poderão migrar e participar do ambiente de contratação livre, como também é conhecido.
A partir de 01/04/2024, qualquer consumidor de energia elétrica conectado em média ou alta tensão (grupo A de faturamento) está elegível para migrar para o mercado livre de energia elétrica. Antes disso, o consumidor deverá ter uma demanda contratada mínima de 500 kW.
A migração para o Mercado Livre de Energia é um passo estratégico rumo
à economia e à sustentabilidade. Exige análise e escolha consciente do
fornecedor, mas os ganhos são significativos. Com a Ecom, tornamos esse
processo simples e vantajoso.
O que a ECOM faz por você, em benefício à sua empresa:
Nos movemos para encontrar soluções que ajudam você e sua empresa a:
_Reduzir custos com a conta de luz![]()
_Viabilizar e gerir projetos de geração de energia elétrica![]()
_Facilitar seu planejamento orçamentário![]()
_Implementar e comprovar ações de responsabilidade ambiental![]()
_Obter rentabilidade extra para o seu negócio
Mesmo no mercado livre, a responsável pelo transporte da energia elétrica continua sendo a sua distribuidora local. No entanto, após a migração, você pagará para a distribuidora apenas os valores referentes a outros componentes da conta de luz, por exemplo, impostos, cobranças de iluminação pública, serviços de manutenção da rede de distribuição, entre outros.
Eu corro o risco de ficar sem energia na minha empresa?
Não. A migração não impacta na qualidade da energia, já que o serviço de distribuição continua sendo prestado da mesma forma que antes. Então, mesmo que você tenha consumido um volume maior do que o contratado naquele período, não vai faltar energia elétrica na sua tomada
Há risco caso minha empresa consuma a mais, ou a menos, do que foi contratado?
Diferentemente do mercado cativo, em que a energia é consumida, depois mensurada, para então gerar a fatura, no mercado livre a compra é feita antes do consumo. Nesse caso, é possível que haja falta ou sobra no volume contratado versus consumido. Mas não se preocupe! Essa compensação é feita no mercado de curto prazo e regulada pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Ou seja, nunca haverá corte de energia por conta dessa diferença. Além disso, o excedente pode ser negociado no mercado e ainda gerar renda extra para a sua empresa.
Eu preciso contratar uma empresa para gerenciar meus contratos?
Você tem autonomia para gerenciar seus próprios contratos de energia no mercado livre, assim que se agenciar à CCEE. No entanto, é muito importante contar com o apoio de uma empresa especializada nesse mercado, como a Ecom. Isso porque nós disponibilizamos aos nossos clientes uma infraestrutura com inteligência de mercado, ou seja, estamos de olho em tudo que influencia no preço da energia elétrica. Assim, conseguimos indicar os momentos certos para contratação, além de oferecer suporte nos processos regulatórios.